Páginas

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Vamos escrever?

Pegue uma folha de papel qualquer ou, simplesmente, sente-se à frente de um computador e comece a escrever algo.

Não se preocupe com fórmulas prontas. Não pretenda mostrar algo inédito. Não queira redescobrir o mundo ou mostrar que você sabe alguma coisa que ninguém sabe. Lembre-se, o leitor vai a busca de novas idéias, ainda que sobre velhos temas.

O texto deve ser objetivo e a exposição clara e harmoniosa. O assunto, este vai refletir sua alma por meio do seu pensamento e da sua capacidade de observação e análise de tudo aquilo que o cerca.

Escreva sobre seus sonhos, seu passado, seus caminhos, e qualquer coisa que o valha, mas procure não mostrar o óbvio ou aquilo que só interessa a você. Vá até o fim, sem parar. Um texto que se guarda para depois perde a fluidez, a oportunidade, e suas idéias talvez não tenham mais a mesma sequência, quebrando a evolução lógica da exposição.

Nunca pense na reação do leitor. O melhor e o pior texto podem ser criticados de forma positiva ou negativa, dependendo da orientação sócio cultural do leitor. Tal análise envolve um juízo de valor individual que cada um tem quando recebe e percebe idéias.

Seja coerente com suas convicções. Escreva sobre aquilo que você acredita e tem como verdade. Preocupe-se em não pregar algo que você não pratica ou em que não acredita. Sua credibilidade vai estar em jogo, quando suas idéias forem expostas.

Esteja sempre aberto a discutir suas posições. Entretanto, seja firme nos seus propósitos. Escreva aquilo que você quer escrever e não aquilo que as pessoas gostariam que você escrevesse. Quem pretender divergir daquilo que você escreveu, que escreva e descreva suas próprias idéias. É assim que se constrói o conhecimento.

Agora, o que você está esperando? Vamos lá! Escreva algo! Ainda que seja para criticar este texto.

Silvio Helder Lencioni Senne

Nenhum comentário:

Postar um comentário